Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 24 de julho de 2012

Estilo: Hippie

Em meio a efervescência revolucionária dos anos 60, eis que surge um grupo que não estava nem um pouco interessado nas guerrilhas e suas revoluções armadas: os hippies. Muitas vezes vistos como "largados", "sujos", "depravados" e "mal-vestidos", os hippies queriam (e querem) passar por meio de seu modo de vestir, andar e se alimentar que são contrários às ambições capitalistas do sistema.

Eles preferem a calma da natureza à essa ebulição sistemática da cidade. São pessoas tranquilas, idealistas e pacifistas. Muitas vezes eram nômades, andando em grupos que acampavam em florestas. Na alimentação, preferem o vegetarianismo. O lema "Paz e Amor", adotado por eles sintetiza bem sua ideologia baseada na não-violência e no amor livre.

As fortes ideologias desse grupo estão ligadas a sua forte espiritualidades. Se interessam pela cultura oriental e indiana, muitas vezes aderindo ao budismo, hinduísmo e religiões nativo-americanas. Levados pelo espirito da psicodelia, os hippies se entregam também a drogas como maconha, LDS e outras que liberam a mente a viagens de auto conhecimento.

Os hippies acreditam que é melhor que seus filhos sejam criados com liberdade, sem cobranças ou castigos e sendo educados por todo o grupo. Eles também pregam a emancipação sexual e o desprendimento material em lugar do ciume e da ambição. Sonham com um mundo livre onde todos seriam tratados igualmente e com justiça.

Os hippies se encontravam muito na música. Desde o rock psicodélico ao folk. Os principais nomes são Janis Joplin, Bob Dylan, Beatles (em especial o álbum Sgt. Pappers Lonely Hearts Club Band), Jimi Hendrix e os Rollings Stones.

Visualmente eles são facilmente identificados, pelas roupas simples, bastante coloridas, chinelos e saias longas e floridas, além dos lenços e colares com o símbolo da paz e os cabelos desgrenhados, sem qualquer especie de maquiagem no rosto.


No século XXI, o hippie foi repaginado. Buscaram o estilo lá das entranhas dos anos 60, deram uma arrumadinha aqui, uma maquiagem ali e o denominaram de hippie chico ou boho.

Imagem retirada de espacoetcetera.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário