domingo, 8 de julho de 2012

Semana do Rock - 60's

Os anos 60 foram nada mais nada menos que a década mais importante da história do rock. Exagero meu? Então vamos conferir os fatos.

Contexto histórico

Os anos 60 foram a ebulição do mundo moderno. A era do "sex, drugs and rock'n'roll", como ficou conhecida foi marcada pela contestação da juventude ao sistema vigente, de havia vontade de mudar o mundo aquele era o momento de mostrar. Toda a euforia e rebeldia da juventude explodiu naquela década. Tudo isso regado a rock, drogas e o recém chegado amor livre, e tendo como palco os grandes festivais.

O Elvis britânico
Finzinho dos anos 50, pro incio de 60 Cliff Richard e mais dois amigos cantavam pela Grã-Bretanha o hit "Move It", que foi o primeiro grito do rock na terra da rainha. Precursor dos Beatles, Richard introduziu em sua musica a guitarra base e o baixo elétrico, importantes mudanças para o gênero.

Rock na raíz: folk and blues
Influenciando multidões de rokeiros até os dia atuais, Bob Dylan e seu folk-rock, trouxeram densidade e expressão ao rock, até os anos 60 era essencialmente festa. Porém isso em nada alterou a caracteristica principak, do rock: a fúria. E nos anos 60, Dylan voltou para os braços do rock, com seu hino de batalha 'Like a Rolling Stone', que sintetizava o inconformismo de uma inteira geração. A música, alias, é considerada por alguns a melhor de todos os tempos e Dylan foi considerado pela Rolling Stones (sem piadinhas) como o segundo melhor, artista de todos os tempos, ficando somente atrás dos Beatles.

Representando a influencia do blues no rock, a voz inconfundível de Janis Joplin, sem exagero a maior representante do rock na década. Janis teve uma carreira curta (assim como alguns outros astros da música morrendo aos 27 anos), mas gravou 4 álbuns que deixaram ao mundo a sua marca, e um grito (de uma voz única) do rock psicodélico.

Era um garoto que como eu... A Invasão Britânica
Eles são apenas de Liverpool. Você pode gostar, amar, odiar, mas não pode ser indiferente ao fato  de os que Beatles são o maior nome quando o assunto é rock (tando que fui obrigada a cita-los nos dois tópicos anteriores). Mas os Beatles não não apenas esses amorzinhos de meninos, como geralmente são pintados, pelo contrario eles representam muito bem a geração em que viveram. Após uma temporada de sexo, drogas e rock'n'roll na cidade de Hamburgo (vide o filme Backbeat), os 4 moços saíram pelo mundo gritando as histerias de uma geração que achava que o mundo era uma eterna festa (não, não estamos falando dos loucos anos 20... aqui a coisa é ainda pior). Os Beatles apenas conseguiam fazer meninas desmaiarem e/ou terem orgasmos durantes apresentações sente só o drama). eles também tiveram sua passagem pelo rock pscicodelico , bem representado no álbum 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' (meu favorito deles).

Na mesma linha da invasão britânica vinham os Rolling Stones, com o sexy (e meio andrógeno) Mick Jagger gritando ao mundo que não estava satisfeito. E para saber mais, muito mais sobre os rapazes, dá uma olhada no especial sobre eles aqui do MA.

A Motown: fábrica de sucessos
No ano de 59  Berry Gordy Jr. fundou em Detroit uma das gravadoras de mais sucesso da história: a Motown. Não tem como pensar na Motown, sem lembrar do Michael Jackson e os Jackson 5, mas na lista de sucesso da gravadora também estão Diana Ross e The Supremes, The Temps, Stevie Wonder, Rick James, The Commodores e Lionel Richie, Marvin Gaye, Marvelettes e Smokey Robinson.

A Motown foi também a criadora das 'girl groups' e da das apresentações mega elaboradas com roupas, penteados e coreografias impecáveis. Tinham o ideia de que os artistas negros famosos tinham que ajudar os menos conhecidos na busca pelo sucesso.

A era dos grandes festivais
Festival de Música Pop de Monterey - aconteceu na California, entre 16 a 18 de junho de 67. Só para começar, na comissão organizadora haviam integrantes de bandas como The Mamas & The Papas, Beatles e Beach Boys. Durante o fim de semana destacaram-se as apresentações de: Johnny Rivers, The Animals, Jefferson Airplane, The Who, The Jimi Hendrix Experience, Grateful Dead e The Mamas & The Papas. Monterey foi o primeiro grande festival de rock, lógicamente sendo o precursor de outros como Woodstock, por exemplo.

Woodstock - os 3 dias de paz e música aconteceram na Cidade de Woodstock, Nova Iorque, entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969. começou como um festival pago (aproximadamente 75 dólares em valores atuais) mas no dia mais de 500.000 pessoas apareceram e derrubaram a cerca, transformando Woodstock num festival gratuito. Estes viram apresentações de Joan Baez, Santana, Grateful Dead, Janis Joplin, Sly & the Family Stone, The Who, Jefferson Airplane, The Band e Jimi Hendrix, entre outros.

Panorama Brasil
Cá na nossa terrinha o rock, atendia também pelo nome de Iê-iê-iê, tendo como principais representantes Roberto Carlos, Wanderleia e Erasmo Calos, a Jovem Guarda. Já na vanguarda, vinha a Trópicália, um movimento artístico cultural, meio psicodelico inspirado na antropofagia e no concretismo. Deste os principais representantes eram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário