Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

domingo, 8 de julho de 2012

Semana do Rock - 60's

Os anos 60 foram nada mais nada menos que a década mais importante da história do rock. Exagero meu? Então vamos conferir os fatos.

Contexto histórico

Os anos 60 foram a ebulição do mundo moderno. A era do "sex, drugs and rock'n'roll", como ficou conhecida foi marcada pela contestação da juventude ao sistema vigente, de havia vontade de mudar o mundo aquele era o momento de mostrar. Toda a euforia e rebeldia da juventude explodiu naquela década. Tudo isso regado a rock, drogas e o recém chegado amor livre, e tendo como palco os grandes festivais.

O Elvis britânico
Finzinho dos anos 50, pro incio de 60 Cliff Richard e mais dois amigos cantavam pela Grã-Bretanha o hit "Move It", que foi o primeiro grito do rock na terra da rainha. Precursor dos Beatles, Richard introduziu em sua musica a guitarra base e o baixo elétrico, importantes mudanças para o gênero.

Rock na raíz: folk and blues
Influenciando multidões de rokeiros até os dia atuais, Bob Dylan e seu folk-rock, trouxeram densidade e expressão ao rock, até os anos 60 era essencialmente festa. Porém isso em nada alterou a caracteristica principak, do rock: a fúria. E nos anos 60, Dylan voltou para os braços do rock, com seu hino de batalha 'Like a Rolling Stone', que sintetizava o inconformismo de uma inteira geração. A música, alias, é considerada por alguns a melhor de todos os tempos e Dylan foi considerado pela Rolling Stones (sem piadinhas) como o segundo melhor, artista de todos os tempos, ficando somente atrás dos Beatles.

Representando a influencia do blues no rock, a voz inconfundível de Janis Joplin, sem exagero a maior representante do rock na década. Janis teve uma carreira curta (assim como alguns outros astros da música morrendo aos 27 anos), mas gravou 4 álbuns que deixaram ao mundo a sua marca, e um grito (de uma voz única) do rock psicodélico.

Era um garoto que como eu... A Invasão Britânica
Eles são apenas de Liverpool. Você pode gostar, amar, odiar, mas não pode ser indiferente ao fato  de os que Beatles são o maior nome quando o assunto é rock (tando que fui obrigada a cita-los nos dois tópicos anteriores). Mas os Beatles não não apenas esses amorzinhos de meninos, como geralmente são pintados, pelo contrario eles representam muito bem a geração em que viveram. Após uma temporada de sexo, drogas e rock'n'roll na cidade de Hamburgo (vide o filme Backbeat), os 4 moços saíram pelo mundo gritando as histerias de uma geração que achava que o mundo era uma eterna festa (não, não estamos falando dos loucos anos 20... aqui a coisa é ainda pior). Os Beatles apenas conseguiam fazer meninas desmaiarem e/ou terem orgasmos durantes apresentações sente só o drama). eles também tiveram sua passagem pelo rock pscicodelico , bem representado no álbum 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' (meu favorito deles).

Na mesma linha da invasão britânica vinham os Rolling Stones, com o sexy (e meio andrógeno) Mick Jagger gritando ao mundo que não estava satisfeito. E para saber mais, muito mais sobre os rapazes, dá uma olhada no especial sobre eles aqui do MA.

A Motown: fábrica de sucessos
No ano de 59  Berry Gordy Jr. fundou em Detroit uma das gravadoras de mais sucesso da história: a Motown. Não tem como pensar na Motown, sem lembrar do Michael Jackson e os Jackson 5, mas na lista de sucesso da gravadora também estão Diana Ross e The Supremes, The Temps, Stevie Wonder, Rick James, The Commodores e Lionel Richie, Marvin Gaye, Marvelettes e Smokey Robinson.

A Motown foi também a criadora das 'girl groups' e da das apresentações mega elaboradas com roupas, penteados e coreografias impecáveis. Tinham o ideia de que os artistas negros famosos tinham que ajudar os menos conhecidos na busca pelo sucesso.

A era dos grandes festivais
Festival de Música Pop de Monterey - aconteceu na California, entre 16 a 18 de junho de 67. Só para começar, na comissão organizadora haviam integrantes de bandas como The Mamas & The Papas, Beatles e Beach Boys. Durante o fim de semana destacaram-se as apresentações de: Johnny Rivers, The Animals, Jefferson Airplane, The Who, The Jimi Hendrix Experience, Grateful Dead e The Mamas & The Papas. Monterey foi o primeiro grande festival de rock, lógicamente sendo o precursor de outros como Woodstock, por exemplo.

Woodstock - os 3 dias de paz e música aconteceram na Cidade de Woodstock, Nova Iorque, entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969. começou como um festival pago (aproximadamente 75 dólares em valores atuais) mas no dia mais de 500.000 pessoas apareceram e derrubaram a cerca, transformando Woodstock num festival gratuito. Estes viram apresentações de Joan Baez, Santana, Grateful Dead, Janis Joplin, Sly & the Family Stone, The Who, Jefferson Airplane, The Band e Jimi Hendrix, entre outros.

Panorama Brasil
Cá na nossa terrinha o rock, atendia também pelo nome de Iê-iê-iê, tendo como principais representantes Roberto Carlos, Wanderleia e Erasmo Calos, a Jovem Guarda. Já na vanguarda, vinha a Trópicália, um movimento artístico cultural, meio psicodelico inspirado na antropofagia e no concretismo. Deste os principais representantes eram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário