terça-feira, 10 de julho de 2012

Semana do Rock - 80's

A década de 80 foi uma década meio triste em relação a mortes, vários dos grandes artistas infelizmente faleceram e deixaram imensas saudades dentre eles estavam Bom Scott do AC/DC , John Bonham do Zeppelin, Jonh Lennon, Cliff Burton do Metallica, Hillel Slovak dos Peppers e o saudoso Raul Seixas.
Mais nem só de tristezas viveu essa época o hard rock recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, abrindo espaço para o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal.
Ainda assim o Rock começa a se misturar com o Pop, formando vários outras estilos e trazendo também o Rock Gótico. 
Heavy Metal
Um exemplo de peso para o heavy metal na década de 80 é o Iron Maiden, que já saiu embalado logo no primeiro disco, mais foi no terceiro álbum em 82 que o sucesso consolidou com “The Number Of The Beast” que tinha os grandes sucessos como a mesma Run to the Hills", "Hallowed Be Thy Name", presente em todos os shows desde seu lançamento, bem como "Children of the Damned". A década de 80 foi o auge da banda e daí pro sucesso mundial fazendo com que o Iron se tornasse uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal.
Outro exemplo clássico é o Judas Priest que lança o disco "British Steel" considerado um dos discos mais influentes do Metal mundial na época om hits como “Breaking The Law” que possui um riff marcante, e “Living After Midnight.”

Thrash Metal
Já no thrash metal temos Metallica com seus tempos rápidos, instrumentais, e musicalidade agressiva, em 84 lançouo álbum "Ride the Lightning", que inclui canções como "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" e a balada "Fade to Black" o que a fez mais tarde entrar na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

De uma forma hilária um dos fortes representantes desse estilo é o Megadeth formada devido a Dave Mustaine ser expulso do Metallica, impulsionado pelo desejo de vingança, Mustaine aumentou a velocidade e intensidade das canções e assim em 85 saiu o álbum "Killing Is My Business... And Business Is Good!", e em 86 "Peace Sells... But Who's Buying", com destaque para as canções "Peace Sells", "My Last Words" e "Wake Up Dead, fazendo com que o disco entrase mais tarde para listas de 1001 álbuns que você precisa ouvir antes de morrer.

Hard Rock
Conservando suas raízes temos destaque para o AC/DC que soube seguir seu rumo mesmo sem o Bon, com o Brian Johnson eles terminaram de produzir o álbum "Back in Black" que inclui hits como "Hells Bells", "You Shook Me All Night Long" e "Back in Black", hoje o 5º álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos.
Na sequência temos o Guns N’ Roses que em 87 lança o "Appetite for Destruction" que se tornou em pouco tempo o primeiro disco de estréia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas além de ser o disco de estréia que mais vendeu na história do rock que conta com os singles “Welcome to the Jungle “,"Sweet Child o' Mine" e “Paradise City”.
Vale destacar também as bandas Bon Jovi, Van Halen, Def Leppard, Whitesnake, The Cure, Scorpions, Kiss e várias outras.
RockPop
O rockpop veio com força total consolidando as bandas que já existiam na década de 70 entre elas A-Ha, Duran Duran, atenção maior para Michael Jackson, que na época lançava o álbum "Thriller", o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno.
Um destaque importante para bandas como U2 que em 80 lança o primeiro single de sucesso da banda “I Will Follow” e o The Police com os álbuns "Zenyatta Mondatta" e "Ghost in the Machine", fazendo com que fossem chamadas de melhor grupo britânico da época.

Synthpop 
Considerado por muitos a junção máxima do eletrônico com o rock. Tem como forte representante o grupo alemão Alphaville que em 84 lança o álbum “Forever Young” que traz os seus maiores singles, “Big Japan”, “Forever Young” e “Sounds Like a Melody”.
Destaque também pros Japn, Talk Talk e Ultravox.

Rockabilly
A mistura que deu certo entre o rock e o estilo country temos como pioneiros do estilo Carl Perkins e Bill Haley além de grandes figuras como Elvis, Chuck Berry e Johnny Cash apesar desses citados já não estarem no auge na década de 80, a mesma foi importante pra esse estilo porque no começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje.

Hardcore Punk
A segunda leva do punk caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.
Nesse tema temos destaque especial pros Dead Kennedys com suas letras revoltantes dentre elas “In God We Trust, inc”, “Too Drunk to Fuck” e “Nazi Punks Fuck Off”.
Aproveitando você poder ver isso aqui sobre o Estilo Punk e o Punk no Brasil.

No Brasil
Por aqui várias bandas só se consolidaram durante a década de 80 dentre elas nós temos Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha, Paralamas, Ira!, RPM, Titãs, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros, Plebe Rude, Sepultura, Camisa de Vênus, 14 Bis e várias outras.
Caracterizado por influências variadas, indo do new wave, passando pelo punk e o próprio conteúdo pop emergente do final da década de 70. Ainda assim, em alguns casos, tomou por referência ritmos como o reggae e a soul music. Suas letras falam na maioria das vezes sobre amores perdidos ou bem sucedidos, não deixando de abordar é claro algumas temáticas sociais. O grande diferencial das bandas deste período era a capacidade de falar sobre estes assuntos sem deixar a música tomar um peso emocional ou político exagerados. Fora a capacidade que seus integrantes tinham de falar a respeito de quase tudo com um tom de ironia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário