Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 10 de julho de 2012

Semana do Rock - 80's

A década de 80 foi uma década meio triste em relação a mortes, vários dos grandes artistas infelizmente faleceram e deixaram imensas saudades dentre eles estavam Bom Scott do AC/DC , John Bonham do Zeppelin, Jonh Lennon, Cliff Burton do Metallica, Hillel Slovak dos Peppers e o saudoso Raul Seixas.
Mais nem só de tristezas viveu essa época o hard rock recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, abrindo espaço para o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal.
Ainda assim o Rock começa a se misturar com o Pop, formando vários outras estilos e trazendo também o Rock Gótico. 
Heavy Metal
Um exemplo de peso para o heavy metal na década de 80 é o Iron Maiden, que já saiu embalado logo no primeiro disco, mais foi no terceiro álbum em 82 que o sucesso consolidou com “The Number Of The Beast” que tinha os grandes sucessos como a mesma Run to the Hills", "Hallowed Be Thy Name", presente em todos os shows desde seu lançamento, bem como "Children of the Damned". A década de 80 foi o auge da banda e daí pro sucesso mundial fazendo com que o Iron se tornasse uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal.
Outro exemplo clássico é o Judas Priest que lança o disco "British Steel" considerado um dos discos mais influentes do Metal mundial na época om hits como “Breaking The Law” que possui um riff marcante, e “Living After Midnight.”

Thrash Metal
Já no thrash metal temos Metallica com seus tempos rápidos, instrumentais, e musicalidade agressiva, em 84 lançouo álbum "Ride the Lightning", que inclui canções como "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" e a balada "Fade to Black" o que a fez mais tarde entrar na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

De uma forma hilária um dos fortes representantes desse estilo é o Megadeth formada devido a Dave Mustaine ser expulso do Metallica, impulsionado pelo desejo de vingança, Mustaine aumentou a velocidade e intensidade das canções e assim em 85 saiu o álbum "Killing Is My Business... And Business Is Good!", e em 86 "Peace Sells... But Who's Buying", com destaque para as canções "Peace Sells", "My Last Words" e "Wake Up Dead, fazendo com que o disco entrase mais tarde para listas de 1001 álbuns que você precisa ouvir antes de morrer.

Hard Rock
Conservando suas raízes temos destaque para o AC/DC que soube seguir seu rumo mesmo sem o Bon, com o Brian Johnson eles terminaram de produzir o álbum "Back in Black" que inclui hits como "Hells Bells", "You Shook Me All Night Long" e "Back in Black", hoje o 5º álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos.
Na sequência temos o Guns N’ Roses que em 87 lança o "Appetite for Destruction" que se tornou em pouco tempo o primeiro disco de estréia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas além de ser o disco de estréia que mais vendeu na história do rock que conta com os singles “Welcome to the Jungle “,"Sweet Child o' Mine" e “Paradise City”.
Vale destacar também as bandas Bon Jovi, Van Halen, Def Leppard, Whitesnake, The Cure, Scorpions, Kiss e várias outras.
RockPop
O rockpop veio com força total consolidando as bandas que já existiam na década de 70 entre elas A-Ha, Duran Duran, atenção maior para Michael Jackson, que na época lançava o álbum "Thriller", o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno.
Um destaque importante para bandas como U2 que em 80 lança o primeiro single de sucesso da banda “I Will Follow” e o The Police com os álbuns "Zenyatta Mondatta" e "Ghost in the Machine", fazendo com que fossem chamadas de melhor grupo britânico da época.

Synthpop 
Considerado por muitos a junção máxima do eletrônico com o rock. Tem como forte representante o grupo alemão Alphaville que em 84 lança o álbum “Forever Young” que traz os seus maiores singles, “Big Japan”, “Forever Young” e “Sounds Like a Melody”.
Destaque também pros Japn, Talk Talk e Ultravox.

Rockabilly
A mistura que deu certo entre o rock e o estilo country temos como pioneiros do estilo Carl Perkins e Bill Haley além de grandes figuras como Elvis, Chuck Berry e Johnny Cash apesar desses citados já não estarem no auge na década de 80, a mesma foi importante pra esse estilo porque no começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje.

Hardcore Punk
A segunda leva do punk caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.
Nesse tema temos destaque especial pros Dead Kennedys com suas letras revoltantes dentre elas “In God We Trust, inc”, “Too Drunk to Fuck” e “Nazi Punks Fuck Off”.
Aproveitando você poder ver isso aqui sobre o Estilo Punk e o Punk no Brasil.

No Brasil
Por aqui várias bandas só se consolidaram durante a década de 80 dentre elas nós temos Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha, Paralamas, Ira!, RPM, Titãs, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros, Plebe Rude, Sepultura, Camisa de Vênus, 14 Bis e várias outras.
Caracterizado por influências variadas, indo do new wave, passando pelo punk e o próprio conteúdo pop emergente do final da década de 70. Ainda assim, em alguns casos, tomou por referência ritmos como o reggae e a soul music. Suas letras falam na maioria das vezes sobre amores perdidos ou bem sucedidos, não deixando de abordar é claro algumas temáticas sociais. O grande diferencial das bandas deste período era a capacidade de falar sobre estes assuntos sem deixar a música tomar um peso emocional ou político exagerados. Fora a capacidade que seus integrantes tinham de falar a respeito de quase tudo com um tom de ironia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário